horta-vertical-garrafa-pet
Como montar uma horta vertical
No ambiente de Sig Bergamin na Casa Cor 2014, o paisagista Gilberto Elkis criou uma horta vertical e, em entrevista à CARAS Digital, ensinou como cultivá-la e fazer a manutenção do espaço, que tem que ficar próximo à áreas gourmet da casa. “Alecrim, manjericão, sálvia e salsinha são as opções indicadas para manter em uma horta vertical. As hortaliças, em geral, têm que ficar expostas à luz do sol cerca de quatro horas por dia e precisam ser regadas diariamente (em dias quentes até duas vezes por dia)”, recomenda.
Aprenda a usar fotografia para decorar
Os ambientes de Jóia Bergamo, Léo Shehtman e Letícia Ruivo na Casa Cor 2014 mostraram que é possível inovar ao decorar com fotografias, que podem ser misturadas com obras de arte ou serem protagonistas do projeto. “Para decorar com fotos, é preciso escolher um segmento e colocar apenas imagens temáticas ou somente momentos da família, por exemplo. Nunca misture gravuras com temas diferentes e nem cores diferentes. Todas as fotos têm que ser coloridas ou preto e branco”, sugere Jóia.
A dupla Gerson Dutra de Sá e Ana Lucia Salama, Brunete Fraccaroli e mais arquitetos encostaram (e não pregaram, como é tradicional) quadros na paredes de seus espaços decoradas para a mostra. Pintura ou fotografia, molduras grandes ou pequenas podem ser usadas por quem quer aderir à tendência, desde que o desenho esteja em harmonia com o restante da decoração.
Flores precisam combinar com a decoração
Segundo a arquiteta Letícia Ruivo, a escolha de uma flor ou planta para a decoração não pode ser aleatória, somente a partir da espécie. “É legal escolher a espécie preferida e combinar a cor dela com a de um dos itens de decoração do espaço. Mas, neste caso, é melhor que a planta seja artificial. As espécies resistentes, que podem ser cultivadas em casa ou apartamento, podem não combinar com a decoração”, indica.
É possível decorar o teto
O Studio Costa Marques usou papel de parede no teto de um de seus ambientes na Casa Cor 2014. Em casa, também é possível aderir à técnica, basta revestir o teto com uma das texturas, estampas ou cores usadas nas paredes do restante do espaço, como fez o arquiteto Rodrigo Costa na mostra de decoração. A ideia é criar sensação de continuidade, para que o teto não pareça menor do que realmente é.
Nenhum comentário:
Postar um comentário